1ª Semana
Aula 1 - Criatividade e evolução
Nesta aula destaca os problemas atuais e a evolução da espécie humana. Como ser criativos permite o crescimento em diversas áreas. Nós humanos temos a capacidade de criar, inovar e superar as adversidades. No começo da civilização, ao lidar com a diversidade o homem começou a criar e inovar técnicas agrícolas, chegaram até a inventar a roda e dominar a fundição de metais para suas necessidades.
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Não deixe que o medo lhe impeça de criar e acreditar. |
Idea simples que pode salvar vidas!!! |
Aula 3 - Design ThinkingNesta aula destaca a criatividade e inovação pela metodologia do Design Thinking que propõe uma nova abordagem sobre problemas complexos, um ponto de vista mais humano, o qual permita a geração de soluções inovadoras e financeiramente viáveis. Muitas empresas têm adotado a visão do design para a condução dos negócios, seja através do desenvolvimento de inovações ou para a resolução de problemas de forma criativa e centrada no usuário.
Aula 7 - Uma história do futuro - A Universidade de Stanford em 2025Nesta aula vimos os alunos explorarem como poderia ser a experiência universitária daqui a 10 anos. Os alunos vão para o futuro e depois olham para trás e veem como a Universidade de Stanford mudou entre 2015 e 2025.Aula 8 - Inovação socialNesta aula o professor da uma visão geral do conceito de inovação social e as atividades do programa de Social Good Brasil, uma das principais ONGs no Brasil na área de inovação social. A aula também destaca dois exemplos de empreendedores sociais na área de tecnologia.
Atividade / aulas 7 e 8
Atividade 1 / colaborativa
Trabalhem em grupos de 3-5 alunos e criem uma peça de 2 minutos
que mostre como a aprendizagem estará acontecendo em um con-
texto especifico. Gravem um vídeo de sua peça e façam o upload do
vídeo para o YouTube e compartilhem o link.
1. Escolham um segmento de alunos. Podem ser alunos 10 anos de idade,
adultos de 25-30 anos de idade, ou outros segmentos da população.
2. Escolham um objetivo de aprendizagem. Pode ser aprender algo sobre
um tópico (por exemplo aquecimento global), ou aprender a fazer algo
(como usar design thinking para resolver problemas complexos).
3. Escolham um contexto. Pode ser uma pequena cidade rural, uma
mega-city ... em algum país ...
4. Imaginem que estamos em 2023. Criem uma peça de 2 minutos que mos-
tre como a aprendizagem pode ser emocionante no contexto selecionado.
a. Projetem uma intervenção especifica.
b. Cada membro do grupo deve ter um papel.
c. Scripts, suportes e improvisação são permitidos, mas a narração
não é.
d. Pensem sobre os quatro aspectos que você assistiram na vídeo-
aula sobre a Universidade de Stanford.
Uma peça é um bom protótipo para explorar a complexidade de um
processo, e para comunicar e testar uma ideia com os stakeholders,
principalmente com os usuários.
Atividade 2 / individual
Inovadores sociais criam soluções inovadoras para os problemas mais
complexos do mundo. Procurar um inovador social na sua comuni-
dade, cidade ou online. Procure alguém que já enfrenta os desafios
sociais com soluções criativas e iniciativas empreendedoras. Como eles
identificam o desafio? Como é que eles criaram as soluções inovado-
ras? Você acha que eles realmente atendem às necessidades do seu
público-alvo. Escreva uma reflexão (500 palavras).
Aula 9 - O futuro da saúde Nesta aula o professor fez uma introdução ao ecossistema da informação do bem-estar e sobre as novas ferramentas de informação, como as redes e fluxos podem conectar a prática médica, saúde pública e comportamentos particulares de nossas vidas diárias. Focou muito no ecossistema da informação do bem-estar e como pode a saúde pública melhorar com a tecnologia.
Aula 10 - Sustentabilidade Vimos nesta aula uma apresentação do Instituto Akatu e o programa Edukatu, uma rede de aprendizagem que usa tecnologia para incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente entre professores e alunos do Ensino Fundamental de escolas em todo o Brasil. Ela destaca como inovação e tecnologia podem contribuir para sociedades mais sustentáveis, e que são as várias partes que a compõem desde um ponto de vista sistêmico, já que todas estão interconectadas. Não sabia o significado de "Akatu", consumo consciente, realmente o consumismo não é tão necessário para a nossa vida, precisamos rever o nosso conceito sobre o consumo, pois ao consumir geramos diversos impactos.
Atividades de Portfólio da Semana 5
Vídeoaulas 9 e 10
Atividade 1
Faça uma pesquisa na Internet e encontre um exemplo de uma das seguintes previsões de inovações e rupturas discutidas na aula.
Atividade 2
Saiba mais sobre Edukatu e proponha um projeto inovador que você pode desenvolver com seus alunos para criar um consumo mais consciente.
http://www.word.photos/index.php?keyword=akatu%20-%20consumo%20consciente&photo=iYjDcOZHdiY&title=Edukatu%20Mobiliza%20RoraimaAula 11 - A economia compartilhada, a inovação aberta e o impacto nos serviços
Nesta aula vimos a influência da internet na definição de novos modelos de negócios. Vimos sobre essas inovações que ocorreram nos serviços com a internet e destacando o consumidor que é o centro, pois é o cliente em potencial. Hoje as empresas de serviços, buscam estratégias, novos sistemas, funcionários envolvidos e treinados, para atingir seu objetivo de excelência no que fazem.
Nesta aula explorou algumas tensões chave e implicações no contexto das novas tecnologias e como elas vão impactar o futuro das cidades. Agoralab - com sede em Florianópolis, Rio de Janeiro e Campinas é um LABORATÓRIO internacional, multidisciplinar e multi-institucional. Cidades Humanas Inteligentes - as pessoas querem morar e trabalhar melhor; estudar e ter diversões de qualidade para todos de preferência tudo no mesmo lugar,isto significa olhar para a cidade num ponto de vista das pessoas , com alimentações e recursos naturais sustentáveis. Este projeto do ágoralab foi criado dentro do programa de Pós Graduação da EGC pela Universidade Federal de Santa Catarina, para pesquisar e gerar conhecimentos e cidades mais humanas, inteligentes e sustentáveis , tem como objetivo pegar algumas pessoas para criar situações novas ou antigas que enfrentem os desafios do presente.

Vídeoaulas 11 e 12
Trabalhem em grupos de 3-5 alunos. Identifiquem um desafio em sua comunidade ou cidade e criem uma lista de ideias para enfrentar este desafio. Criem tantas idéias quanto for possível (no mínimo 20).
Usem a técnica de 'brainwriting' (http://www.portalcmc.com.br/tecria_10.htm
- Melhorar o transporte alternativo;
- Incentivar o uso de bicicleta;
- Carros elétricos;
- Criar ciclovias;
- Criar o dia para não usarem o carro;
- Exames cardiovasculares gratuitos;
- Incentivar a caminhada,
- melhorar as calçadas;
- Criar o dia do abraço;
- Criar o dia do sorriso;
- Proibir fastfood;
- Proibir refrigerante;
- Colocar bebedouros nas ruas;
- Incentivar o consumo de frutas e verduras;
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