terça-feira, 11 de novembro de 2014

Portfólio Sociedade, Tecnologia e Educação

Portfólio Sociedade, Tecnologia e Educação

1ª Semana

Aula 1 - Criatividade e evolução
Nesta aula destaca os problemas atuais e a evolução da espécie humana. Como ser criativos permite o crescimento em diversas áreas. Nós humanos temos a capacidade de criar, inovar e superar as adversidades. No começo da civilização, ao lidar com a diversidade o homem começou a criar e inovar técnicas agrícolas, chegaram até a inventar a roda e dominar a fundição de metais para suas necessidades.
Não deixe que o medo lhe impeça de criar e acreditar.
Aula  2 - Inovação e criatividadeNesta aula destacou a inovação nas áreas de saúde, governo, empresas e educação. De maneira simples podemos resolver um problema buscando soluções criativas. Os exemplos citados nesta aula permitem a compreensão de que existem recursos simples e baratos como o mencionado colete fluorescente, solução para um problema tão decorrente, com preço baixo e solução imediata.
Idea simples que pode salvar vidas!!!

Aula 3 - Design ThinkingNesta aula destaca a criatividade e inovação pela metodologia do Design Thinking  que propõe uma nova abordagem sobre problemas complexos, um ponto de vista mais humano, o qual permita a geração de soluções inovadoras e financeiramente viáveis Muitas empresas têm adotado a visão do design para a condução dos negócios, seja através do desenvolvimento de inovações ou para a resolução de problemas de forma criativa e centrada no usuário.
O conceito de design thinking para o desenvolvimento de soluções


Aula 4  -  Insights e inovação

Nesta aula apresenta as pesquisa qualitativas para a geração de insights e o entendimento das necessidades para a inovação, o Método Insights para inovação consegue impulsionar a criação de um grupo maior de ideias com alto potencial de aceitação e interesse. Isso porque o método baseia-se em analisar as ideia dentro de cenários e tendências durante o seu desenvolvimento, permitindo o aprimoramento de cada ideia durante o processo.3 pilares fundamentais O Método Insights para Inovação :   Problema do ambiente/ do produto atual;  Valores humanos;                                                                             Tendências da indústria.
Aula 5  -  Tecnologia e inovaçãoNesta aula destacou a importância do conhecimento no processo de aprendizagem experiencial na inovação. Com o avanço da ciência, através do estudo, as inovações trouxeram benefícios  para humanidade, principalmente na área da saúde, pois o homem, de certa forma, dobrou o tempo de vida ao longo dos séculos, também criou meios para manter vivos os sete bilhões de habitantes do planeta, muito importante  nos dias atuais, pois como alimentar, vestir, manter as condições mínimas de higiene e educar tantos sem o uso dessas tecnologias.
Aula 6  -  O futuro da aprendizagem Esta aula foi sobre como inovação, novas tecnologias, padrões de trabalho e práticas estão alterando a maneira nos aprendemos, onde aprendemos, e o que precisamos aprender. Ela  explora as mudanças na educação e como as novas tecnologias, padrões de trabalho e práticas estão alterando a maneira como aprendemos, onde aprendemos e o que precisamos aprender.
Atividade de Portfólio / aulas 5 e 6

Assista ao vídeo base 1 - How schools kill creativity - TED*

Depois que assistir ao vídeo responda:

Por que os alunos perdem a capacidade criativa nas escolas, e como podemos mudar essa tendência? Reflita sobre suas próprias experiências, faça entrevistas com os membros de sua comunidade (professores, outros profissionais, etc), e faça uma pesquisa na Internet. Escreva uma reflexão (500 palavras) que deve compor o Porfólio da disciplina.




Aula 7  -  Uma história do futuro - A Universidade de Stanford em 2025Nesta aula vimos os alunos explorarem como poderia ser a experiência universitária daqui a 10 anos. Os alunos vão para o futuro e depois olham para trás e veem como a Universidade de Stanford mudou entre 2015 e 2025.Aula 8  -  Inovação socialNesta aula o professor da uma visão geral do conceito de inovação social e as atividades do programa de Social Good Brasil, uma das principais ONGs no Brasil na área de inovação social. A aula também  destaca dois exemplos de empreendedores sociais na área de tecnologia.
Atividade / aulas 7 e 8

Atividade 1 / colaborativa

Trabalhem em grupos de 3-5 alunos e criem uma peça de 2 minutos 

que mostre como a aprendizagem estará acontecendo em um con-
texto especifico. Gravem um vídeo de sua peça e façam o upload do 

vídeo para o YouTube e compartilhem o link. 

1.  Escolham um segmento de alunos. Podem ser alunos 10 anos de idade, 

adultos de 25-30 anos de idade, ou outros segmentos da população.

2.  Escolham um objetivo de aprendizagem. Pode ser aprender algo sobre 

um tópico (por exemplo aquecimento global), ou aprender a fazer algo 

(como usar design thinking para resolver problemas complexos).

3.  Escolham um contexto. Pode ser uma pequena cidade rural, uma 

mega-city ... em algum país ... 

4.  Imaginem que estamos em 2023. Criem uma peça de 2 minutos que mos-
tre como a aprendizagem pode ser emocionante no contexto selecionado. 

a.  Projetem uma intervenção especifica.

b.  Cada membro do grupo deve ter um papel.

c.  Scripts, suportes e improvisação são permitidos, mas a narração 

não é.

d.  Pensem sobre os quatro aspectos que você assistiram na vídeo-
aula sobre a Universidade de Stanford.

Uma peça é um bom protótipo para explorar a complexidade de um 

processo, e para comunicar e testar uma ideia com os stakeholders, 

principalmente com os usuários.

Atividade 2 / individual

Inovadores sociais criam soluções inovadoras para os problemas mais 

complexos do mundo. Procurar um inovador social na sua comuni-
dade, cidade ou online. Procure alguém que já enfrenta os desafios 

sociais com soluções criativas e iniciativas empreendedoras. Como eles 

identificam o desafio? Como é que eles criaram as soluções inovado-
ras? Você acha que eles realmente atendem às necessidades do seu 

público-alvo. Escreva uma reflexão (500 palavras).

Aula 9  -  O futuro da saúde                                                                                      Nesta aula o professor fez uma introdução ao ecossistema da informação do bem-estar e sobre as novas ferramentas de informação, como as redes e fluxos podem conectar a prática médica, saúde pública e comportamentos particulares de nossas vidas diárias. Focou  muito no ecossistema da informação do bem-estar e como pode a saúde pública melhorar com a tecnologia.

Aula 10  -  Sustentabilidade                                                                                           Vimos nesta aula uma apresentação do Instituto Akatu e o programa Edukatu, uma rede de aprendizagem que usa tecnologia para incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente entre professores e alunos do Ensino Fundamental de escolas em todo o Brasil. Ela destaca como inovação e tecnologia podem contribuir para sociedades mais sustentáveis, e que são as várias partes que a compõem desde um ponto de vista sistêmico, já que todas estão interconectadas. Não sabia o significado de "Akatu", consumo consciente, realmente o consumismo não é tão necessário para a nossa vida, precisamos rever o nosso conceito sobre o consumo, pois ao consumir geramos diversos impactos. 
Atividades de Portfólio da Semana 5 

 Vídeoaulas 9 e 10

Atividade 1

Faça uma pesquisa na Internet e encontre um exemplo de uma das seguintes previsões de inovações e rupturas discutidas na aula.

 

Atividade 2

Saiba mais sobre Edukatu e proponha um projeto inovador que você pode desenvolver com seus alunos para criar um consumo mais consciente.

http://www.word.photos/index.php?keyword=akatu%20-%20consumo%20consciente&photo=iYjDcOZHdiY&title=Edukatu%20Mobiliza%20RoraimaAula 11  -  A economia compartilhada, a inovação aberta e o impacto nos serviços
Nesta aula vimos a influência da internet na definição de novos modelos de negócios. Vimos sobre essas inovações que ocorreram nos serviços com a internet e destacando o consumidor que é o centro, pois é o cliente em potencial. Hoje as empresas de serviços, buscam estratégias, novos sistemas, funcionários envolvidos e treinados, para atingir seu objetivo de excelência no que fazem.



Aula 12  -  O futuro das cidades
Nesta aula explorou algumas tensões chave e implicações no contexto das novas tecnologias e como elas vão impactar o futuro das cidades.                                          A
goralab - com sede em  Florianópolis, Rio de Janeiro e Campinas é um  LABORATÓRIO  internacional, multidisciplinar e multi-institucional.                            Cidades Humanas Inteligentes - as pessoas querem morar e trabalhar melhor; estudar e ter diversões de qualidade para todos de preferência tudo no mesmo lugar,isto significa olhar para a cidade num ponto de vista das pessoas , com alimentações e recursos naturais sustentáveis. Este projeto do ágoralab foi criado dentro do programa de Pós Graduação da EGC pela Universidade Federal de Santa Catarina, para pesquisar e gerar conhecimentos  e  cidades mais humanas, inteligentes e sustentáveis , tem como objetivo pegar algumas pessoas para criar situações novas ou antigas que enfrentem os desafios do presente.

 Atividade de Portfólio da Semana 6

Vídeoaulas 11 e 12
Trabalhem em grupos de 3-5 alunos. Identifiquem um desafio em sua comunidade ou cidade e criem uma lista de ideias para enfrentar este desafio. Criem tantas idéias quanto for possível (no mínimo 20).
Usem a técnica de 'brainwriting' (http://www.portalcmc.com.br/tecria_10.htm

  1. Melhorar o transporte alternativo;
  2. Incentivar o uso de bicicleta;
  3. Carros elétricos;
  4. Criar ciclovias;
  5. Criar o dia para não usarem o carro;
  6. Exames cardiovasculares gratuitos;
  7. Incentivar a caminhada,
  8. melhorar as calçadas;
  9. Criar o dia do abraço;
  10. Criar o dia do sorriso;
  11. Proibir fastfood;
  12. Proibir refrigerante;
  13. Colocar bebedouros nas ruas;
  14. Incentivar o consumo de frutas e verduras;









Nenhum comentário:

Postar um comentário