Portfólio de Inglês
Atividades da 2 Semana
No texto acima, que apresenta a biografia de Albert Einstein, há dez palavras sublinhadas e em negrito. Elas também estão listadas na segunda coluna do quadro abaixo (“Palavra do texto”). Na terceira coluna (“Sinônimo”), você deve escolher apenas uma alternativa. Caso necessário, use um dicionário.
Atividade 1
1 semana
1 semana
Olhe, rapidamente, o fragmento de texto abaixo.
Fonte: Soul Brasileiro, 2014. Favela Tour + Art and Brazilian Culture. Disponível em: http://soulbrasileiro.com/tour/art-and-culture-favela-tour-cantagalo-and-pavao-pavaozinho.
Leia, agora, um trecho desse texto. Observe os cognatos, selecionados em vermelho. Utilize-os para responder as questões, inserindo-as na coluna da direita do quadro logo após o texto a seguir.
Tour
Favela Tour + Art and Brazilian Culture
A unique program for those who wish to get to know the favelas in Rio de Janeiro through Brazilian art and culture. This tour includes a visit to the first open-air Museum ever inaugurated inside a favela. Visitors will enjoy a two kilometer stroll through the favelas of Cantagalo and Pavão-Pavãozinho and view 26 houses painted with colorful graffiti that portrays the history of the favela and its local culture.
This open-air museum was created to preserve the memory of these communities and exhibit their cultural beauty. This tour of the painted houses includes various locations of symbolic importance to the residents, locations that showcase local culture and also highlight some of the needs inside the favela, such as issues around garbage collection and adequate water supply.
A community resident will be your guide on this tour, he will explain the history portrayed by the paintings. Each graffiti is accompanied by a text inspired on traditional popular literature (cordel).
(...)
Text: Favela Tour +
Art and Brazilian Culture
|
|
1.
Em que local ocorre o programa? Em duas favelas
do Rio de Janeiro
|
|
2. Qual é o
assunto do programa? Arte e Cultura das favelas
|
|
3. O que está
incluso na visita turística? Passeio pela favela museu de céu aberto
|
|
4. Quais os
nomes das favelas que podem ser visitadas pelos turistas? (Cantagalo e
Pavãozinho)
|
|
5. O que os
visitantes podem ver em 26 casas dessas favelas? Casas grafitadas pelos
artistas locais
|
|
6. O que
esses grafites retratam? A história e cultura da favela
|
|
7. Por que
esse museu foi criado? Preservar a memória da comunidade e seus atrativos
|
|
8. Quem será
o guia? Um morador da comunidade
|
|
9. O que
acompanha cada grafite? Texto tradicional da literatura de cordel
|
Atividades da 2 Semana
|
Agora, responda às questões:
|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Agora, vamos
trabalhar com outro texto, dessa vez, escrito em Inglês.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Veja,
então, como se define essa estratégia.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
What’s
prediction?
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Vamos
fazer mais uma atividade?
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Atividades da Semana 3
Comunicação Escrita: Skimming
Orientações: Faça as atividades 1 e 2 disponíveis a seguir e incorpore as respostas ao Portfólio da disciplina de Inglês.

Atividade 1
Faça um skimming (leitura rápida, sem entrar em detalhes) do texto abaixo. Em seguida, responda as questões da atividade.
1. Que texto é esse (gênero textual)?
(a) Article
(b) Academic text
(c) Information leaflet
(d) Book review
2. Este texto foi escrito para quem (audiência)?
(a) Workers
(b) Librarian users
(c) Teachers
(d) Children
3. Qual é o assunto do texto?
(a) Information about some of the resources you can lend to the library
(b) Information about some of the resources you can buy at the library
(c) Information about some of the resources you can sell in the library
(d) Information about some of the resources you can borrow from the library
Adaptado de: Skillswise, Skimming and scanning quiz. Disponível em: <http://downloads.bbc.co.uk/skillswise/english/en05skim/quiz/en05skim-e3-quiz.pdf>.
Atividade 2
Leia o texto a seguir, What is a computer?, e faça o seguinte:
(1) Escolha a melhor opção que indique qual é o assunto do texto:
(a) How to install a computer
(b) How to learn English using computers
(c) How to use a computer
(d) The role and use of computers in modern societies
(2) Relacione a ideia central de cada parágrafo com o parágrafo correspondente.
Text:
What is a computer?
|
|
Parágrafo
|
Ideia central de cada parágrafo
|
(1b) Nowadays, in most modern societies,
almost everybody has an idea about what a computer is. We depend on computers
in every aspect of our lives whether we know how to use one or not. But does
everyone really know how a computer works inside?
|
(a)
Termos da língua inglesa utilizados em diferentes línguas.
|
(2d) A computer is an electronic machine
which processes data and provides the results of the processing as
information. There are three basic steps in the computing process. The first
one is input, which consists of feeding data into the computer’s memory. Then
comes the processing: the program is run and the computer processes the data
by performing a set of instruction. The third and final step is the output
furnished by the computer, which allows the user to see the results either in
printed form or on the screen.
|
(b)
Dependência do computador nas sociedades modernas.
|
(3a) The world of computers has created
a specific language of its own. English words such as software and hardware
are used worldwide and have been borrowed by many different languages.
Software is information in the form of data and programs, and hardware refers
to the electronic and mechanical parts that make up a computer system.
|
(c) Nem
todos sabem utilizar o computador, apesar de sua presença na maioria das
sociedades.
|
(4c)
Despite the constant presence of computers in most societies, it is a great
mistake to believe that everybody in the world is computer-literate, i.e., is
familiar with computers and knows how to use them properly. In some
contemporary societies, many people still have no idea about the existence of
computers, and even in the so-called developed countries, there are lots of
people who do not know or do not care about what a computer is. |
(d)
Definição do termo computador e descrição das etapas básicas do processo de
computação.
|
Resposta: 2 D; 1 B; 3 A; 4 C. |
Atividades da Semana 4
Comunicação Escrita: Scanning
Esta é uma atividade que deverá ser incorporada ao
Quer praticar um pouco mais? Então, faça a atividade a seguir.
Agora, você vai ler uma resenha sobre um filme a respeito do trabalho dos Villas Boas, Preserving Culture in the Amazon, disponibilizado no site do The New York Times. Antes de ler o texto, observe o quadro a seguir, contendo algumas perguntas sobre ele. Lembre-se que você deve anotar as respostas.
portfólio da disciplina de inglês.
Text: Preserving Culture in the Amazon
| |
Questões
|
Respostas
|
1. Qual é a fonte do texto (onde ele foi publicado)?
|
1.site do the New York Times
|
2. Quem escreveu o texto?
|
2. Daniel M Gold
|
3. Quando o texto foi publicado?
|
3. 13 de março de 2014
|
4. Qual é o título do filme?
|
4. Preserving Culture in the Amazon
|
5. Qual é o nome do diretor do filme?
|
5. Cao Hamburger
|
6. Qual é o nome dos três irmãos Villas Bôas?
|
6.Orlando, Claudio e Leonardo
|
7. Qual é o nome da tribo de índios que eles encontraram?
|
7. Xingu
|
8. Quando foi criado o Parque Nacional do Xingu?
|
8.1961
|
9. Que língua os atores nativos falam no filme?
|
9. Tupi
|
10. Onde o filme foi rodado?
|
10. Parque Nacional do Xingu
|
Atividades da Semana 5
Vocabulário, concordance e uso do dicionário
ATIVIDADE 1
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
|
BIOGRAPHY
ALBERT EINSTEIN was born in Ulm, Germany, on March 14, 1879. As a child, Einstein revealed an extraordinary curiosity for understanding the mysteries of science (started only at age 10/11). A typical child (only to his socio-economic class — educated middle class), Einstein took music lessons, playing both the violin and piano — a passion that followed him into adulthood. Moving first to Italy and then to Switzerland, the young prodigy graduated from high-school in 1896.
In 1905, while working as a patent clerk in Bern, Switzerland, Einstein had what came to be known as his “Annus Mirabilis” — or “miracle year”. It was during this time that the young physicist obtained his Doctorate degree and published four of his most influential research papers, including the Special Theory of Relativity. In that, the now world famous equation "e = mc2" unlocked mysteries of the Universe theretofore unknown.
Ten years later, in 1915, Einstein completed his General Theory of Relativity and in 1921 he was awarded the Nobel Prize in Physics (iconic status cemented in 1919 when Arthur Eddington’s expedition confirmed Albert Einstein’s prediction). It also launched him to international superstardom and his name became a household word synonymous with genius all over the world.
Einstein emigrated to the United States in the autumn of 1933 and took up residence in Princeton, New Jersey and a professorship at the prestigious Institute for Advanced Study.
Today, the practical applications of Einstein’s theories include the development of the television, remote control devices, automatic door openers, lasers, and DVD-players. Recognized as TIME magazine’s “Person of the Century”, in 1999, Einstein’s intellect, coupled his strong passion for social justice and dedication to pacifism, left the world with infinite knowledge and pioneering moral leadership.
|
Text – Biography
| ||
Linha
|
Palavra do texto
|
Sinônimo
|
1
|
child
|
(a) kid
(b) childish
(c) teenager
(d) adult
|
2
|
extraordinary
|
(a) crazy
(b) exceptional
(c) funny
(d) average
|
9
|
obtained
|
(a) failed
(b) divided
(c) earned
(d) missed
|
10
|
research papers
|
(a) research articles
(b) theoretical papers
(c) reviews
(d) essas
|
11
|
unknown
|
(a) common
(b) identified
(c) famous
(d) undiscovered
|
12
|
completed
|
(a) concluded
(b) started
(c) begun
(d) interrupted
|
13
|
awarded
|
(a) granted
(b) refused
(c) ignored
(d) disagreed
|
18
|
prestigious
|
(a) common
(b) insignificant
(c) illustrious
(d) ordinary
|
19
|
applications
|
(a) utilizations
(b) misuses
(c) misunderstandings
(d) reasonings
|
22
|
dedication
|
(a) apathy
(b) devotion
(c) arrogance
(d) disloyalty
|
Text – Biography
| ||
Linha
|
Palavra do texto
|
Categoria Gramatical
|
1
|
child
|
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
|
2
|
extraordinary
|
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
|
9
|
obtained
|
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
|
10
|
research papers
|
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
|
11
|
unknown
|
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
|
12
|
completed
|
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
|
13
|
awarded
|
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
|
18
|
prestigious
|
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
|
19
|
applications
|
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
|
22
|
dedication
|
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
|
Atividades da
Semana 6 - Comunicação e Produção Escritas: Summarising & Note-taking
Atividade 1 – Tomando notas do texto
Atividade 2 – Escolhendo um resumo do texto
Atividade 1 – Tomando notas do texto
Text: Viola Caipira
|
|
Parágrafos do texto
|
Note-taking (em inglês)
|
The viola
caipira (Portuguese
for country guitar) is a ten-string,
five-course guitar.[1] Unlike most steel-string guitars,
its strings are plucked with the fingers of the right hand similarly to the
technique used for classical
and flamenco guitars,
rather than by the use of a plectrum.
|
Viola
caipira
Ten-string,
five-course guitar
Plucked
with the fingers of the right hand
Similarly
to the classical and flamenco guitars
|
It is a folk instrument commonly found in Brazil,
where it is often simply called viola.[2] Resonator models are also
produced.
|
Found in
Brazil
Called
viola
Resonator
models
|
The origins of the viola caipira are obscure, but
evidence suggests it evolved from the vihuela/viola de mano that Spanish and
Portuguese settlers took to the new world. It has also similarities with the
5 course baroque guitar, that elsewhere evolved into the modern guitar. It is
likely a descendant of one of the many folk guitars that have traditionally
been played in Portugal. The viola braguesa and viola amarantina,
for instance, are two types of ten-string guitars from the north of Portugal,[3] which are closely related to the
viola caipira.
|
Origins
obscure
Evolved
from the vihuela/viola de mano that Spanish an Portuguese
Two
types of ten-string guitars: viola
braguesa and viola amarantina.
|
Some have described the viola caipira as Brazil's
national instrument,[4]
but others argue that the tambourine-like pandeiro
has a stronger claim.[5][6][7][8]
The Brazilian Embassy in Washington lists a national flower among the
official symbols of Brazil, but no national musical instrument.[9] What is undisputed is that the
viola caipira was introduced in São Paulo before the violão,
and is the basis for the música
caipira, or São Paulo´s folk music, as Inezita Barroso
states.
|
Brazil’s
national instrument: viola caipira but others argue that the tambourine has a
stronger claim.
Official
symbols of Brazil: no national musical instrument
Introduced
in São Paulo before the violão
Basis
for the música caipira
|
Tunings
Open
tunings
|
|
Violas are present in nearly all Brazilian music
forms, anywhere in the country (although it is declining in some places). It
is most often associated with Caipira
Music (Brazilian country music), with some forms of North-Eastern music
and with folkloric music. It was once used to play urban music, like choro,
samba
and Maxixe, but has
been replaced by the acoustic guitar.
|
All
Brazilian music forms
Declining
in some places
North-eastern
music
Folkloric
music
Urban
music – choro, samba and Maxixe
|
Well-known players of Brazilian viola include Zé Côco do Riachão
(composer from Minas
Gerais), Toninho
Ramos (composer from Minas Gerais live in France)
and Almir Sater
(successful singer-songwriter from Mato Grosso do Sul).
|
Player of Brazilian viola: Zé Côco do Riachão,
Toninho Ramos e Almir Sater.
|
A National Association of Viola Players (Associação Nacional dos Violeiros) has
been founded in 2004 and the Ministry of Culture has declared the
preservation of the Viola tradition as of national interest.
|
National
Association of Viola Players
Founded
in 2004
Preservation
of the viola tradition
|
Text: Viola Caipira
|
Summary 1
O texto Viola Caipira, disponível na
Wikipedia, aborda a questão da viola caipira: instrumento musical popular no
Brasil, cuja origem não é clara, mas que provavelmente seja oriundo das
violas trazidas por colonos portugueses e espanhóis. A viola caipira é
considerada a base da música caipira brasileira. Presente em quase todos as
formas da música brasileira, é mais associada à música sertaneja. Em 2004,
foi fundada a Associação Nacional dos Violeiros, sendo a preservação da
tradição da viola caipira declarada como de interesse nacional.
Summary 1
A Viola Caipira é
muito popular no Brasil. É um instrumento de dez cordas e é tocado de forma
muito semelhante à técnica usada para os violões de música clássica e
flamenco, e não pelo uso de palheta. As origens da viola caipira são
obscuras, mas evidências sugerem que ela evoluiu das violas trazidas por
colonos portugueses e espanhóis. A viola caipira é provavelmente uma variação
de uma das muitas violas populares que têm sido tradicionalmente tocadas em
Portugal. A viola braguesa e a viola amarantina, por exemplo, são dois tipos
de violas de dez cordas do norte de portugal que estão intimamente
relacionadas à viola caipira.
Summary 3
Viola Caipira é um
instrumento musical do Brasil muito usado em qualquer tipo de música
brasileira. É considerado o principal instrumento da música brasileira,
principalmente entre os descendentes de portugueses e espanhóis.
|
ATIVIDADE
2
Nesta atividade, vamos utilizar
as mesmas palavras da atividade anterior. Entretanto, desta vez, você
deve identificar a categoria gramatical das palavras. Procure observar
essas palavras no texto antes de indicar a categoria gramatical de cada uma
delas. Escolha apenas uma alternativa para cada palavra. Caso
necessário, use um dicionário.
Autora: Scheyla Riyadh Weyersbach
Quer
praticar um pouco mais? Então, faça as atividades 1 e 2, a seguir.
Agora, vamos utilizar o
mesmo assunto que abordamos nas últimas atividades do Material de Apoio (Instrumentos Musicais), mas de uma
página da Wikipedia.
Digamos que você gostou
do tema, mas gostaria de saber qual informação existe na Wikipedia sobre
instrumentos musicais brasileiros. Então, você digita no Google “Brazilian musical instruments - Wikipedia” e obtém o
seguinte resultado de busca:
Wikipedia.
Category: Brazilian musical instruments. Disponível
em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Brazilian_musical_instruments>.
Você olha rapidamente a
página e resolve clicar em um dos links, Viola
Caipira, para ver qual informação consta na página. Ao fazer isso, você
obtém o seguinte resultado:
Para praticar o que foi abordado na Aula 6, você vai tomar notas (note-taking)
do texto acima, Viola Caipira.
Faça isso da seguinte forma:
● na
coluna da direita (Note-taking) do
quadro abaixo, tome notas em inglês;
● em
suas notas, cada parágrafo deve ser
reduzido - em forma de frase(s) ou com indicação das palavras mais relevantes de cada
parágrafo.
Lembre-se:
- as suas notas podem ser feitas com as mesmas frases/palavras
do texto;
- as informações mais relevantes de cada parágrafo costumam vir
no início dele (mesmo que, às vezes, informações adicionais podem estar
presentes em outras partes do parágrafo).
Agora que você já tomou notas das ideias principais do texto Viola Caipira, leia três resumos desse
mesmo texto e escolha apenas um: o melhor
resumo.
Atividades de Portfólio da Semana 7 – Comunicação e Produção Escritas: Relato de Pesquisa
Quer praticar um pouco mais? Então, faça as atividades 1 e 2, a seguir.
Atividade 1 – Tomando notas do texto
ler um texto e fazer esta atividade.
Você vai fazer predição (Aula 2), skimming (Aula 3), scanning (Aula 4), usar o
dicionário, se necessário (Aula 5), resumo (Aula 6) e tomar notas do texto,
observando as divisões e mencionando as palavras-chave, ou expressões/frases
de cada divisão (Aula 7), conforme fizemos nesta unidade. Após responder as
questões, que se encontram no quadro a seguir, compare as suas respostas com
as do Gabarito.
TEXTO 1
1. Qual é o título do texto?
Religião no Brasil.
2. A partir do título, o que você acha que será abordado no texto? (resposta livre, pois é predição)
A respeito das principais religiões existentes no Brasil
3. Onde e quando ele foi publicado?
Foi publicado na Wikipédia, em setembro de 2012.
4. Qual é o assunto do texto?
Religiões
5. Quais são as divisões do texto?
Demografia, Cristianismo, Religiões baseadas no Cristianismo, Religiões não Cristãs, Tabelas de Religiões no Brasil,
6. Tome notas do texto. A partir delas, procure elaborar um resumo, de um parágrafo.
7. Se você tivesse que elaborar uma página da Wikipedia, cujo tema fosse “A cultura e diversidade do Brasil”, qual assunto do Brasil escolheria? Justifique a sua resposta.
A influência da imigração italiana no Brasil.
Escreveria sobre esse tema pois sou descendente de italianos e creio ser uma cultura interessante dentre tantas que influenciaram a cultura brasileira.
3. Onde e quando ele foi publicado?
A influência da imigração italiana no Brasil.
Escreveria sobre esse tema pois sou descendente de italianos e creio ser uma cultura interessante dentre tantas que influenciaram a cultura brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário