quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Portfólio de Inglês

 Portfólio de Inglês





Atividade 1
1 semana

Olhe, rapidamente, o fragmento de texto abaixo.


Fonte: Soul Brasileiro, 2014. Favela Tour + Art and Brazilian Culture. Disponível em: http://soulbrasileiro.com/tour/art-and-culture-favela-tour-cantagalo-and-pavao-pavaozinho.

Leia, agora, um trecho desse texto. Observe os cognatos, selecionados em vermelho. Utilize-os para responder as questões, inserindo-as na coluna da direita do quadro logo após o texto a seguir.

Tour

Favela Tour + Art and Brazilian Culture
A unique program for those who wish to get to know the favelas in Rio de Janeiro through Brazilian art and culture. This tour includes a visit to the first open-air Museum ever inaugurated inside a favela. Visitors will enjoy a two kilometer stroll through the favelas of Cantagalo and Pavão-Pavãozinho and view 26 houses painted with colorful graffiti that portrays the history of the favela and its local culture.

This open-air museum was created to preserve the memory of these communities and exhibit their cultural beauty. This tour of the painted houses includes various locations of symbolic importance to the residents, locations that showcase local culture and also highlight some of the needs inside the favela, such as issues around garbage collection and adequate water supply.

A community resident will be your guide on this tour, he will explain the history portrayed by the paintings. Each graffiti is accompanied by a text inspired on traditional popular literature (cordel).
(...)

Text: Favela Tour + Art and Brazilian Culture
1.     Em que local ocorre o programa? Em duas favelas do Rio de Janeiro
2. Qual é o assunto do programa? Arte e Cultura das favelas
3. O que está incluso na visita turística? Passeio pela favela museu de céu aberto
4. Quais os nomes das favelas que podem ser visitadas pelos turistas? (Cantagalo e Pavãozinho)
5. O que os visitantes podem ver em 26 casas dessas favelas? Casas grafitadas pelos artistas locais
6. O que esses grafites retratam? A história e cultura da favela
7. Por que esse museu foi criado? Preservar a memória da comunidade e seus atrativos
8. Quem será o guia? Um morador da comunidade
9. O que acompanha cada grafite? Texto tradicional da literatura de cordel


Atividades da 2 Semana



Observe o texto abaixo e responda às questões que se seguem.



CASINO AALBORG

Velkommen til Danmarks mest venlige kasino


Ved Straden, 14-16 Tlf. 98 10 15 50. Glæd dig til spændende og morsomme timer i selskab med festligemennesker i en international atmosfære. Åben alle ugens dage fra kl. 20.00 – 04.00. Entré DKK 50,00. Der er legitimationspligt i henhold til dansk lov. Ingen adgang for unge under 18 år.

Disponível em: <http://www.gettyimages.com/detail/200344956-001/Photographers-Choice>. Acesso em: 21 nov. 2009.


Agora, responda às questões:
  1. Qual é o horário de atendimento do lugar? 20h às 4h
  2. Quanto custa o ingresso? 50 DKK
  3. Qual é o telefone do estabelecimento? 98101550
  4. Qual a idade mínima para frequentar o cassino? Não podem entrar menores de 18 anos.




Viu como você foi capaz de responder às questões sem traduzir ou saber o que significam as palavras do texto? Utilizamos, no dia a dia, várias estratégias para ajudar na compreensão de todas as nossas leituras, mesmo sem termos consciência desse processo.



Para saber em que língua o texto "CASINO AALBORG" foi escrito, clique aqui.



Agora, vamos trabalhar com outro texto, dessa vez, escrito em Inglês.
Atividade 2

Na história, abaixo, está faltando, apenas, o último quadrinho. Como você acha que seria este quadrinho?
Suas respostas não têm que coincidir com as dos autores dos quadrinhos. Queremos, apenas, que você exercite sua capacidade de prever o que vem a seguir em um texto. 




Disponível em: http://www.garfield.com/comics/vault.html. [Adaptado]



Escreva sua resposta aqui (em Português ou em Inglês).
Não me importa o que pensa eu vou te comer...



Faça a mesma coisa com a próxima história. Como você acha que a mesma terminará? Escreva, nas linhas abaixo, como você imagina o quarto quadrinho.




Fonte: <http://comics.com/peanuts/2009-10-03/>. Acesso em: 9 jan. 2010.



Sua resposta (em Português ou em Inglês):
Estou com fome e você falando de comida!!!



Caso esteja curioso(a) para saber quais os últimos quadrinhos das estórias originais, clique aqui.




Como nessa atividade não há respostas certas ou erradas, deixamos, aqui, duas questões para que você pense sobre o seu próprio processo de leitura:
1.      As suas ideias foram parecidas ou diferentes das dos autores?
2.      Ao elaborar suas respostas, você considerou todas as pistas que lhe foram dadas nos quadrinhos iniciais de cada história?
Independentemente de quais respostas você deu, saiba que para realizar essas atividades você utilizou estratégias de leitura, principalmente, uma delas, chamadaPrediction.

Veja, então, como se define essa estratégia.

What’s prediction?
Prediction é uma estratégia de leitura que permite ao leitor prever o que vem a seguir em um texto. Trata-se do desenvolvimento sequenciado do pensamento. Isso só é possível porque quem escreve o faz de maneira organizada, porque as pessoas pensam de maneira semelhante e porque alguns tipos de textos possuem estruturas previsíveis. Quanto mais experiente for o leitor, maior será sua capacidade em prever. 

Vamos fazer mais uma atividade?


Atividade 3

Observe o título a seguir.



What can computers do?



A partir do título acima, imagine qual seria o conteúdo do texto introduzido pelo mesmo e o escreva nas linhas abaixo (em Português ou em Inglês).

 Descrever as funções de um computador

Agora, verifique se as suas predições se confirmam ou não.



Para ler o texto, clique aqui.








Para finalizar esta atividade, responda às questões a seguir.



1. Qual alternativa resume melhor o texto?

Descrição da capacidade do computador em pagar contas.
A utilidade do computador no dia a dia das pessoas.
Máquinas que utilizam a tecnologia do chip.



2. Vamos um pouco além. Tente usar algumas palavras do texto em outros contextos. Para isso, preencha os espaços das frases, a seguir, consultando o banco de palavras, abaixo.



a)Telephone  can be paid at the bank.

b)  are very small parts of the computers.

c)Veja, Super Interessante and Isto É are types of  .

d)My friend Pedro works at an Information Technology  .

e)High technology involves the use of  systems.





BANCO DE PALAVRAS
c
c
OFFICE
SYSTEM
SOPHISTICATED
BILLS
SHOPS
MICROCHIPS
Autoavaliação
1. Seus comentários ajudarão você a identificar os pontos positivos de sua aprendizagem e também os aspectos que você deverá melhorar. Assim, avalie seu desempenho como aluno nesta primeira aula, respondendo os pontos a seguir.
2. Leia a afirmação a seguir e escreva seus comentários, tomando por base o que foi estudado nesta aula.
Utilizamos estratégias de leitura ao nos depararmos com um texto. Assim compreendemos várias palavras.
3.      Comente sobre o uso da estratégia chamada Prediction.
É interessante pois facilita a aprendizagem.

Atividades da Semana 3
Comunicação Escrita: Skimming

Orientações: Faça as atividades 1 e 2 disponíveis a seguir e incorpore as respostas ao Portfólio da disciplina de Inglês.

Atividade 1
Faça um skimming (leitura rápida, sem entrar em detalhes) do texto abaixo. Em seguida, responda as questões da atividade.
1. Que texto é esse (gênero textual)?
(a) Article
(b) Academic text
(c) Information leaflet
(d) Book review

2. Este texto foi escrito para quem (audiência)?
(a) Workers
(b) Librarian users
(c) Teachers
(d) Children

3. Qual é o assunto do texto?
(a) Information about some of the resources you can lend to the library
(b) Information about some of the resources you can buy at the library
(c) Information about some of the resources you can sell in the library
(d) Information about some of the resources you can borrow from the library

Adaptado de: Skillswise, Skimming and scanning quiz. Disponível em: <http://downloads.bbc.co.uk/skillswise/english/en05skim/quiz/en05skim-e3-quiz.pdf>.

Atividade 2

Leia o texto a seguir, What is a computer?, e faça o seguinte:

(1) Escolha a melhor opção que indique qual é o assunto do texto:
(a) How to install a computer
(b) How to learn English using computers
(c) How to use a computer
(d) The role and use of computers in modern societies

(2) Relacione a ideia central de cada parágrafo com o parágrafo correspondente.


Text: What is a computer?
Parágrafo
Ideia central de cada parágrafo
(1b) Nowadays, in most modern societies, almost everybody has an idea about what a computer is. We depend on computers in every aspect of our lives whether we know how to use one or not. But does everyone really know how a computer works inside?
(a) Termos da língua inglesa utilizados em diferentes línguas.
(2d) A computer is an electronic machine which processes data and provides the results of the processing as information. There are three basic steps in the computing process. The first one is input, which consists of feeding data into the computer’s memory. Then comes the processing: the program is run and the computer processes the data by performing a set of instruction. The third and final step is the output furnished by the computer, which allows the user to see the results either in printed form or on the screen.
(b) Dependência do computador nas sociedades modernas.
(3a) The world of computers has created a specific language of its own. English words such as software and hardware are used worldwide and have been borrowed by many different languages. Software is information in the form of data and programs, and hardware refers to the electronic and mechanical parts that make up a computer system.
(c) Nem todos sabem utilizar o computador, apesar de sua presença na maioria das sociedades.
(4c) Despite the constant presence of computers in most societies, it is a great mistake to believe that everybody in the world is computer-literate, i.e., is familiar with computers and knows how to use them properly. In some contemporary societies, many people still have no idea about the existence of computers, and even in the so-called developed countries, there are lots of people who do not know or do not care about what a computer is.
(d) Definição do termo computador e descrição das etapas básicas do processo de computação.
Resposta: 2 D; 1 B; 3 A; 4 C.

Atividades da Semana 4
Comunicação Escrita: Scanning

Esta é uma atividade que deverá ser incorporada ao

Quer praticar um pouco mais? Então, faça a atividade a seguir.

Agora, você vai ler uma resenha sobre um filme a respeito do trabalho dos Villas Boas, Preserving Culture in the Amazon, disponibilizado no site do The New York Times. Antes de ler o texto, observe o quadro a seguir, contendo algumas perguntas sobre ele. Lembre-se que você deve anotar as respostas.
portfólio da disciplina de inglês.
Text: Preserving Culture in the Amazon
Questões
Respostas
1. Qual é a fonte do texto (onde ele foi publicado)?
1.site do the New York Times
2. Quem escreveu o texto?
2. Daniel M Gold
3. Quando o texto foi publicado?
3. 13 de março de 2014
4. Qual é o título do filme?
4. Preserving Culture in the Amazon
5. Qual é o nome do diretor do filme?
5. Cao Hamburger
6. Qual é o nome dos três irmãos Villas Bôas?
6.Orlando, Claudio e Leonardo
7. Qual é o nome da tribo de índios que eles encontraram?
7. Xingu
8. Quando foi criado o Parque Nacional do Xingu?
8.1961
9. Que língua os atores nativos falam no filme?
9. Tupi
10. Onde o filme foi rodado?
10. Parque Nacional do Xingu

Atividades da Semana 5
Vocabulário, concordance e uso do dicionário


ATIVIDADE 1


1
2
3
4
5
6


7
8
9
10
11









12
13
14
15
16

17
18

19
20
21
22
23
BIOGRAPHY
ALBERT EINSTEIN was born in Ulm, Germany, on March 14, 1879. As a child, Einstein revealed an extraordinary curiosity for understanding the mysteries of science (started only at age 10/11). A typical child (only to his socio-economic class — educated middle class), Einstein took music lessons, playing both the violin and piano — a passion that followed him into adulthood. Moving first to Italy and then to Switzerland, the young prodigy graduated from high-school in 1896.
In 1905, while working as a patent clerk in Bern, Switzerland, Einstein had what came to be known as his “Annus Mirabilis” — or “miracle year”. It was during this time that the young physicist obtained his Doctorate degree and published four of his most influential research papers, including the Special Theory of Relativity. In that, the now world famous equation "e = mc2" unlocked mysteries of the Universe theretofore unknown.

Ten years later, in 1915, Einstein completed his General Theory of Relativity and in 1921 he was awarded the Nobel Prize in Physics (iconic status cemented in 1919 when Arthur Eddington’s expedition confirmed Albert Einstein’s prediction). It also launched him to international superstardom and his name became a household word synonymous with genius all over the world.
Einstein emigrated to the United States in the autumn of 1933 and took up residence in   Princeton, New Jersey and a professorship at the prestigious Institute for Advanced Study.
Today, the practical applications of Einstein’s theories include the development of the television, remote control devices, automatic door openers, lasers, and DVD-players. Recognized as TIME magazine’s “Person of the Century”, in 1999, Einstein’s intellect, coupled his strong passion for social justice and dedication to pacifism, left the world with infinite knowledge and pioneering moral leadership.
No texto acima, que apresenta a biografia de Albert Einstein, há dez palavras sublinhadas e em negrito. Elas também estão listadas na segunda coluna do quadro abaixo (“Palavra do texto”). Na terceira coluna (“Sinônimo”), você deve escolher apenas uma alternativa. Caso necessário, use um dicionário.
Text – Biography
Linha
Palavra do texto
Sinônimo
1
child
(a) kid
(b) childish
(c) teenager
(d) adult
2
extraordinary
(a) crazy
(b) exceptional
(c) funny
(d) average
9
obtained
(a) failed
(b) divided
(c) earned
(d) missed
10
research papers
(a) research articles
(b) theoretical papers
(c) reviews
(d) essas
11
unknown
(a) common
(b) identified
(c) famous
(d) undiscovered
12
completed
(a) concluded
(b) started
(c) begun
(d) interrupted
13
awarded
(a) granted
(b) refused
(c) ignored
(d) disagreed
18
prestigious
(a) common
(b) insignificant
(c) illustrious
(d) ordinary
19
applications
(a) utilizations
(b) misuses
(c) misunderstandings
(d) reasonings
22
dedication
(a) apathy
(b) devotion
(c) arrogance
(d) disloyalty
Text – Biography
Linha
Palavra do texto
Categoria Gramatical
1
child
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
2
extraordinary
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
9
obtained
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
10
research papers
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
11
unknown
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
12
completed
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
13
awarded
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
18
prestigious
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
19
applications
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
22
dedication
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)





Atividades da Semana 6 - Comunicação e Produção Escritas: Summarising & Note-taking
 

Atividade 1 – Tomando notas do texto
Text: Viola Caipira

Parágrafos do texto
Note-taking (em inglês)
The viola caipira (Portuguese for country guitar) is a ten-string, five-course guitar.[1] Unlike most steel-string guitars, its strings are plucked with the fingers of the right hand similarly to the technique used for classical and flamenco guitars, rather than by the use of a plectrum.
Viola caipira
Ten-string, five-course guitar
Plucked with the fingers of the right hand
Similarly to the classical and flamenco guitars
It is a folk instrument commonly found in Brazil, where it is often simply called viola.[2] Resonator models are also produced.
Found in Brazil
Called viola
Resonator models
The origins of the viola caipira are obscure, but evidence suggests it evolved from the vihuela/viola de mano that Spanish and Portuguese settlers took to the new world. It has also similarities with the 5 course baroque guitar, that elsewhere evolved into the modern guitar. It is likely a descendant of one of the many folk guitars that have traditionally been played in Portugal. The viola braguesa and viola amarantina, for instance, are two types of ten-string guitars from the north of Portugal,[3] which are closely related to the viola caipira.
Origins obscure
Evolved from the vihuela/viola de mano that Spanish an Portuguese
Two types of  ten-string guitars: viola braguesa and viola amarantina.
Some have described the viola caipira as Brazil's national instrument,[4] but others argue that the tambourine-like pandeiro has a stronger claim.[5][6][7][8] The Brazilian Embassy in Washington lists a national flower among the official symbols of Brazil, but no national musical instrument.[9] What is undisputed is that the viola caipira was introduced in São Paulo before the violão, and is the basis for the música caipira, or São Paulo´s folk music, as Inezita Barroso states.
Brazil’s national instrument: viola caipira but others argue that the tambourine has a stronger claim.

Official symbols of Brazil: no national musical instrument
Introduced in São Paulo before the violão
Basis for the música caipira
A large number of tunings are used; open tunings are common.[10]
Tunings
Open tunings
Violas are present in nearly all Brazilian music forms, anywhere in the country (although it is declining in some places). It is most often associated with Caipira Music (Brazilian country music), with some forms of North-Eastern music and with folkloric music. It was once used to play urban music, like choro, samba and Maxixe, but has been replaced by the acoustic guitar.
All Brazilian music forms
Declining in some places
North-eastern music
Folkloric music
Urban music – choro, samba and Maxixe
Well-known players of Brazilian viola include Zé Côco do Riachão (composer from Minas Gerais), Toninho Ramos (composer from Minas Gerais live in France) and Almir Sater (successful singer-songwriter from Mato Grosso do Sul).
Player of Brazilian viola: Zé Côco do Riachão, Toninho Ramos e Almir Sater.
A National Association of Viola Players (Associação Nacional dos Violeiros) has been founded in 2004 and the Ministry of Culture has declared the preservation of the Viola tradition as of national interest.
National Association of Viola Players
Founded in 2004
Preservation of the viola tradition
Atividade 2 – Escolhendo um resumo do texto
Text: Viola Caipira
Summary 1

O texto Viola Caipira, disponível na Wikipedia, aborda a questão da viola caipira: instrumento musical popular no Brasil, cuja origem não é clara, mas que provavelmente seja oriundo das violas trazidas por colonos portugueses e espanhóis. A viola caipira é considerada a base da música caipira brasileira. Presente em quase todos as formas da música brasileira, é mais associada à música sertaneja. Em 2004, foi fundada a Associação Nacional dos Violeiros, sendo a preservação da tradição da viola caipira declarada como de interesse nacional.
 

Summary 1

A Viola Caipira é muito popular no Brasil. É um instrumento de dez cordas e é tocado de forma muito semelhante à técnica usada para os violões de música clássica e flamenco, e não pelo uso de palheta. As origens da viola caipira são obscuras, mas evidências sugerem que ela evoluiu das violas trazidas por colonos portugueses e espanhóis. A viola caipira é provavelmente uma variação de uma das muitas violas populares que têm sido tradicionalmente tocadas em Portugal. A viola braguesa e a viola amarantina, por exemplo, são dois tipos de violas de dez cordas do norte de portugal que estão intimamente relacionadas à viola caipira.

Summary 3

Viola Caipira é um instrumento musical do Brasil muito usado em qualquer tipo de música brasileira. É considerado o principal instrumento da música brasileira, principalmente entre os descendentes de portugueses e espanhóis.



ATIVIDADE 2

Nesta atividade, vamos utilizar as mesmas palavras da atividade anterior.  Entretanto, desta vez, você deve identificar a categoria gramatical das palavras. Procure observar essas palavras no texto antes de indicar a categoria gramatical de cada uma delas. Escolha apenas uma alternativa para cada palavra. Caso necessário, use um dicionário.


Autora: Scheyla Riyadh Weyersbach

Quer praticar um pouco mais? Então, faça as atividades 1 e 2, a seguir.


Agora, vamos utilizar o mesmo assunto que abordamos nas últimas atividades do Material de Apoio (Instrumentos Musicais), mas de uma página da Wikipedia.

Digamos que você gostou do tema, mas gostaria de saber qual informação existe na Wikipedia sobre instrumentos musicais brasileiros. Então, você digita no Google “Brazilian musical instruments - Wikipedia” e obtém o seguinte resultado de busca:


Wikipedia. Category: Brazilian musical instruments. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Brazilian_musical_instruments>.

Você olha rapidamente a página e resolve clicar em um dos links, Viola Caipira, para ver qual informação consta na página. Ao fazer isso, você obtém o seguinte resultado:


Wikipedia. Viola caipira. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Viola_caipira>.

Para praticar o que foi abordado na Aula 6, você vai tomar notas (note-taking) do texto acima, Viola Caipira. Faça isso da seguinte forma:
     na coluna da direita (Note-taking) do quadro abaixo, tome notas em inglês;
     em suas notas, cada parágrafo deve ser reduzido - em forma de frase(s) ou com indicação das palavras mais relevantes de cada parágrafo.

Lembre-se:
- as suas notas podem ser feitas com as mesmas frases/palavras do texto;
- as informações mais relevantes de cada parágrafo costumam vir no início dele (mesmo que, às vezes, informações adicionais podem estar presentes em outras partes do parágrafo).


Agora que você já tomou notas das ideias principais do texto Viola Caipira, leia três resumos desse mesmo texto e escolha apenas um: o melhor resumo.



Atividades de Portfólio da Semana 7 Comunicação e Produção Escritas: Relato de Pesquisa


Quer praticar um pouco mais? Então, faça as atividades 1 e 2, a seguir.


Atividade 1 –  Tomando notas do texto
ler um texto e fazer esta atividade.


Você vai fazer predição (Aula 2), skimming (Aula 3), scanning (Aula 4), usar o
dicionário, se necessário (Aula 5), resumo (Aula 6) e tomar notas do texto,
observando as divisões e mencionando as palavras-chave, ou expressões/frases
de cada divisão (Aula 7), conforme fizemos nesta unidade. Após responder as
questões, que se encontram no quadro a seguir, compare as suas respostas com
as do Gabarito.

TEXTO 1 
1. Qual é o título do texto?
Religião no Brasil.


2. A partir do título, o que você acha que será abordado no texto? (resposta livre, pois é predição)
A respeito das principais religiões existentes no Brasil

3. Onde e quando ele foi publicado?
Foi publicado na Wikipédia, em setembro de 2012.


4. Qual é o assunto do texto?
Religiões


5. Quais são as divisões do texto?
Demografia, Cristianismo, Religiões baseadas no Cristianismo, Religiões não Cristãs, Tabelas de Religiões no Brasil,

6. Tome notas do texto. A partir delas, procure elaborar um resumo, de um parágrafo.


7. Se você tivesse que elaborar uma página da Wikipedia, cujo tema fosse “A cultura e diversidade do Brasil”, qual assunto do Brasil escolheria? Justifique a sua resposta.
A influência da imigração italiana no Brasil.

Escreveria sobre esse tema pois sou descendente de italianos e creio ser uma cultura interessante dentre tantas que influenciaram a cultura brasileira. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário