domingo, 19 de outubro de 2014

Portfólio Cultura Brasileira

Portfólio Cultura Brasileira


1ª Semana
Aula 1 - Quem é brasileiro, cultura?
Nesta aula o professor destacou como é o povo brasileiro: multirracial e multicultural, afetivo, alegre, caloroso e comunicativo; mas ao mesmo tempo, ele é exposto à desigualdade, à violência dos mais fortes e falta de oportunidades. Como disse não somos europeus, indígenas ou africanos, hoje temos orgulho da mistura,apesar da desigualdade.
 Ser brasileiro esta além de ser de uma raça ou uma tradição; ser brasileiro é ter a certeza de que vivemos com diferenças e com muito preconceito recheado de muitas adversidades, apesar de vivermos num lugar belíssimo e passarmos uma imagem de povo feliz.Aula 2 -A língua da cultura brasileira   A língua numa nação miscigenada, hierarquizada e desigual. Essa experiência deixa marcas na linguagem. São essas marcas que esta aula destaca.
O idioma foi formado sofrendo diversas influências umas sobre as outras, o que o torna a nossa língua única. 

Não existe somente o jeitinho brasileiro para solucionar problemas "impossíveis", ele também existe no nosso idioma, para nos deixar em posição confortável.

Aula 3 - Identidade x Modernidade.
Se hoje temos um maior reconhecimento cultural, isso não foi por menos, remontando a nossa história, podemos dizer que o Brasil surgiu para o mundo à pouco tempo, quando o mundo ocidental começava a ser afetado por valores renascentistas. O Brasil teve uma longa trajetória até chegar aos dias atuais, industrialização, ditadura, manifestações fazem parte da nossa história.                                                                                          Hoje temos um maior reconhecimento cultural.
gravura que destaca a riqueza da nossa cultura.



Aula 4 - A Tradição e a Cultura Popular e de Elite
Hoje entre as tradições culturais no Brasil, vemos


  •  festas populares;
  •  a culinária;
  •  o artesanato;
  •  o folclore;
  •  a música.
 Todos estes ajudaram a imprimir uma identidade multicultural no país. Nesta aula destaca a ideia de que, ao falar de tradições culturais, estamos na verdade falando dos limites entre o sujeito e o legado que ele recebe. E isso pode ter mais consequências na vida atual do que se imagina. As tradições culturais brasileira fazem parte de nossa história. As manifestações culturais e folclóricas devem ser conhecidas e respeitadas e resgatadas. Temos que abolir o preconceito e valorizarmos nossas raízes, o que somos.
Achei interessante esta gravura pois destaca que antes de valorizarmos a cultura de outros países,ex. Halloween, vamos apreciar o que é nosso.


Aula 5 - Carnavalizar a culturaUm dos símbolos de nosso país é a celebração da alegria coletiva, folia organizada e desordeira. Na palavra “Carnaval“, cabe mais de uma farra. É um tipo de festa, mas não só. É um tipo muito específico de alegria. Apesar de outros países também festejarem o Carnaval, mas nada se compara com esta festa hoje muito Brasileira, na verdade nosso Carnaval é uma mistura das antigas festas européias com a alegria dos negros que para cá vieram. 



Carnaval de rua ou salão, de pequeno ou grandão, festa brasileira que arrasta multidão!Aula 6 - Uma Cultura de FéÉ difícil de acreditar, mas não é lenda e nem o único caso do tipo, Santo Antônio já foi vereador no Brasil. Isso mostra que é muito natural para o brasileiro relacionar cultura e religião. Sérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil, avalia que os fiéis brasileiros nas capelas das grandes fazendas se desobrigavam de rigor nos ritos e interpretavam as entidades religiosas como "amigos". Apesar de nosso país ser Cristão podemos dizer que a diversidade religiosa também é muito encontrada aqui.Na cidade onde moro temos todas as religiões: católicos, espiritas, budistas, evangélicos, Testemunhas de Jeová ... E percebo que assim como somos um povo racista também somos preconceituosos quanto a religião, se alguém professa determinada fé diferente da maioria sempre "rola" uma discriminação.
Se toda pessoa religiosa praticasse este mandamento de Cristo não haveria violência.
Aula 7 - Racismo à brasileiraQuando se pergunta para qualquer brasileiro se ele é racista, a maioria diz que não, Gostamos de passar a ideia de que somos uma combinatória de etnias tão grande que nos tornamos praticamente uma etnia à parte. Ao mesmo tempo, o racismo ainda está vivo no cotidiano brasileiro. E é esse racismo silencioso, mascarado que existe no Brasil que é o mais perigoso, ao negar sua existência ele não é encarado como algo a ser enfrentado e superado.Gostaria de fazer um comentário pessoal, meu pai era negro e eu sou a mistura de branco com negro, é muito comum ao passar em um comando onde os guardas estão parando os carros eu ser parado. Outro dia um guarda me perguntou se eu tinha passagem pela polícia, percebo que as autoridades em nosso país são extremamente racistas, não podem ver alguém com a pele mais escura que já acham que é ladrão.https://www.youtube.com/watch?v=Le8xjRufv-M&list=UUEWHPFNilsT0IfQfutVzsag.
Este vídeo do youtube destaca bem a nossa realidade.


Aula 8 - As artes plásticas no Brasil
O Brasil ainda tem dificuldade de se auto afirmar nas artes plásticas ainda temos uma constante necessidade de estabelecer parelelos entre as diversas produções. Nesta aula destaca o conceito do crítico de arte Rodrigo Naves, que fala da “dificuldade de forma” das artes brasileiras,  que existe uma certa timidez na forma como os artistas produzem suas artes deixando-as complexas.Assim como nossa própria definição como povo ainda não está bem definida, clara, podemos dizer que não temos um traço claro de como nossa arte é produzida, estamos ainda engatinhando, pois poucos são os artistas que se destacam no Brasil
Jornal da década de 20 onde trás a Programação da 1ª Semana de Arte moderna no Teatro Municipal, onde muitos artistas brasileiros vieram a aparecer para o Brasil.

Achei oportuna esta pintura pois destaca dois grandes artistas brasileiros de épocas diferentes, Tarsila do Amaral e Romero Britto.

Aula 9 - O consumo cultural
Procuramos decifrar a Cultura brasileira tentando entender o ser humano, talvez pensando na cultura como sendo tudo o que a gente acumula de saberes sobre as obras que viemos a criar. Como o professor destaca, ainda à ideia de que a cultura é importante na medida em que se abrem novos horizontes para aqueles que a buscam.
Podemos perceber então que quando interiorizamos uma obra de arte,até questões e conflitos pessoais podem ser solucionados, pois a cultura estimula o desenvolvimento pessoal, ao inspirar o desejo de aprender, abrindo caminho para o futuro.

Adicionar legenda
Para nos desenvolvermos precisamos ser apreciadores de diversas artes...




Aula 10 - A cultura literária
No passado ao falar em cultura no Brasil, ler era entre a elite o principal costume. Infelizmente a literatura não tem mais o mesmo peso cultural que possuía tempos atrás. Hoje, os livros disputam a atenção dos brasileiros com uma avalanche de entretenimentos
Pesquisa oportuna, pois mostra onde estão os maiores leitores do nosso país.

Aula 11 - Pós-modernidade e o enigma brasileiro
A cultura brasileira critica a desigualdade e defende a ideia da conciliação das diferenças. Será que somos mesmo generosos e  hospitaleiros? E por que tanta violência e criminalidade? Quem somos nós realmente? Somos um povo cheio de contrastes, tanto ruins como bons, o brasileiro driblar as dificuldades mostrando alegria e simpatia a todos, mas ser bom não significa ser bobo, e o nosso povo peca nesta questão.O famoso "jeitinho brasileiro" já é uma falha por não seguirmos regras, princípios.Se pensamos que o mundo nos vê como povo hospitaleiro, também nos vê como malandros, corruptos. Tem uma história que corre entre nós que quando um brasileiro entra no supermercado no Japão, os auto falantes informam que tem brasileiro no mercado...será que também somos conhecidos como ladrões???

O Jeitinho Brasileiro - A arte de ser mais igual que os outros. 4ª edição. Lívia Barbosa. Editora Campus.No prefácio, escrito por Roberto DaMatta, diz: O jeitinho se constitui num modo obrigatório de resolver aquelas situações nas quais uma pessoa se depara com um 'não pode' de uma lei ou autoridade e - passando por baixo da negativa sem contestar, agredir ou recusar a lei, obtém aquilo que desejava, ficando assim mais igual do que os outros.
Na democracia à brasileira é muito mais importante conhecer a pessoa implicada, do que a lei que governa uma dada situação.
http://oswaldorolim.blogspot.com.br/2011/03/o-jeitinho-brasileiro-arte-de-ser-mais.html

Aula 12 - Cultura do cinema brasileiroSaber lidar com o imprevisto, com aquilo que exige improviso, é uma das maiores marcas da cultura do brasileiro ao longo dos tempos, para o bem e para o mal. Acabou aquele período das pornochanchadas, hoje o Brasil consegue produzir filmes com conteúdo, qualidade. Se por um lado não temos dinheiro para fazer uma superprodução o que não falta para o brasileiro é muita criatividade.

Uma das bilheterias do nosso país.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário